Fotos: Herika Mendes

No último sábado 07 de dezembro, o sócio-diretor da Áurea 618, Mairlos Navarro, promoveu gratuitamente o curso Metodologias Ativas de Aprendizagem: Entendimento, Classificação e Aplicação, com duração de 4 horas. O principal objetivo do curso é desenvolver o entendimento e compreensão do que são metodologias ativas a fim de serem aplicadas em planejamento de  aulas para alcançar um melhor resultado de aprendizagem e maior engajamento do estudante nas atividades escolares.

As professoras iniciaram as atividades em grupos de 5 pessoas e por meio de um jogo de tabuleiro experimentaram as novas técnicas. As equipes participaram ativamente da metodologia SQA (C) (Sei, Quero saber, Aprendi e Como aprendi) apresentando e discutindo seus anseios e dificuldades baseadas nas suas vivências do cotidiano. As metodologias World Café, RDC (Refletir, Discutir em pares e Compartilhar) e a ABE (Aprendizagem Baseada em Equipes), além de reflexões, discussões e atividades foram os pontos altos do curso.

Professor Mairlos Navarro ao lado do jogo de tabuleiro que conduziu a aula.

O evento ocorreu no hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo e contou com a participação de professoras da rede pública e particular de São Paulo e Osasco.  As participantes lecionam desde Educação Infantil até o Ensino Médio.  O conteúdo foi difundido de maneira prática com a demonstração das próprias metodologias ativas, facilitando o entendimento da aplicação e dos seus resultados. Angela Aparecida, professora da EMEF Profº Alípio Correa Neto, comentou sobre a experiência: “Eu achei que o curso abrangeu as maiores angústias dos professores hoje, que é como se aplicar as metodologias dentro da nossa realidade. Ele atende essa necessidade de nós aprendermos novas técnicas para fazer com que o aluno seja mais participativo.”

Professor Mairlos à esquerda ao lado da aluna Angela Aparecida

As metodologias ativas representam uma boa opção na condução de aulas e sequências didáticas desenvolvendo uma dinâmica mais apropriada para o perfil dos estudantes. Dessa forma, é ampliada a compreensão do papel de protagonista por parte dos alunos na escola contemporânea, que leva a melhores resultados de aprendizagem.

A Áurea 618 faz parte de uma iniciativa da BASE2EDU, promovendo experiências de aprendizagem para professores através de cursos e programas de atuação que auxiliam na gestão escolar e no dia a dia de educadores. O corpo docente é altamente especializado e conta com professores formados por escolas como a Universidade da Finlândia, Standford, Kaospilot e outras referências nacionais e internacionais de educação. Para mais informações sobre a instituição e seus cursos oferecidos, acesse https://www.aurea618.com

Voltar

Comentários(1)

Quer comentar sobre o assunto?

WhatsApp chat