Hoje conheceremos o último projeto finalista da categoria Ensino Fundamental II no Prêmio Professor Transformador 2020. Ele tem o nome de “Fanfiqueiros de papel” e foi realizado pela professora Raquel Zandonadi.

Implementado na Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira em Praia Grande/SP, o projeto teve como objetivo desenvolver habilidades linguísticas exigidas no espaço virtual para além daquelas já trabalhadas no ensino tradicional de língua materna. O projeto consiste na produção de fanfictions – narrativas publicadas em plataformas digitais onde se reúnem fãs- e colabora para que as práticas de ensino não fiquem alheias a diversidade de linguagens e culturas do mundo tecnológico.

A professora comenta que quando os alunos perceberam que faziam parte do processo de construção das aulas, os mesmos começaram a participar mais e melhor já que o trabalho refletia suas preferências culturais. Com o projeto a professora diz ter percebido a importância da escola e das aulas de língua portuguesa abrangerem as tecnologias digitais da informação e da comunicação (Tdic).

Conheça melhor esse projeto assistindo ao vídeo abaixo:

Voltar

Quer comentar sobre o assunto?

WhatsApp chat