Instituto Significare nasce com o objetivo de fortalecer o entendimento de que a Educação deve propiciar a transformação do indivíduo, da escola, da realidade à sua volta e da sociedade como um todo

 

São Paulo, 28 de abril de 2020 – Na data em que diversos setores da área educacional comemoram o “Dia Mundial da Educação” (28 de abril), a Base2Edu, entidade que mobiliza profissionais e iniciativas engajadas com a transformação da Educação, anuncia a criação do Instituto Significare, com o objetivo de ampliar e fortalecer esse trabalho.

O novo Instituto nasce com o propósito de “apoiar educadores e organizações educacionais do Brasil a realizarem uma educação transformadora”, por meio de iniciativas que: apoiem professores e escolas que buscam desenvolver projetos transformadores; fortaleçam as conexões entre educadores, empresas educacionais e agentes transformadores da educação; e disseminem pesquisas, técnicas e informações sobre métodos e práticas transformadoras de ensino-aprendizagem.

Segundo o Professor Wellington Cruz, cofundador da Base2Edu e presidente do Instituto SignificarE, a Educação Transformadora é aquela capaz de despertar mudanças no educando e na realidade à sua volta. “A Educação transforma à medida que o aprendizado conduz o estudante a novas formas de pensar e agir, em um ciclo contínuo, que pode alcançar também a sua comunidade escolar, família, cidade e a sociedade como um todo”, afirma.

O professor amplia a sua explicação tomando como exemplos os projetos finalistas da primeira edição do Prêmio Professor Transformador, lançado em conjunto pela Base2Edu e Bett Educar (organizadora do principal evento educacional da América Latina) para valorizar iniciativas de educadores de todo o País na promoção de uma Educação Transformadora. “Temos projetos nos quais a Matemática foi ensinada de forma a fazer sentido para os alunos de uma comunidade ribeirinha no interior do Pará, que passaram a entender melhor os conceitos a partir da aplicação à sua realidade; ou então, iniciativas que mobilizaram os estudantes de uma cidade do interior de São Paulo de tal forma que resultaram no pedido para a instalação de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no município; entre outras ações, que mostram o quanto um projeto educacional pode, realmente, ser transformador”, destaca Wellington Cruz.

Entre as iniciativas que serão promovidas pelo Instituto SignificarE para ampliar a visibilidade de ações em favor de uma Educação Transformadora está a criação de um “Banco de Práticas”: um espaço no site do Instituto dedicado à divulgação de projetos educacionais criativos, inovadores e alinhados à BNCC. Estarão nesse banco projetos os 350 projetos selecionados no Prêmio Professor Transformador 2020, além dos finalistas.

 

Sobre o Dia Mundial da Educação

A data de 28 de abril é comemorada como Dia Mundial da Educação por fazer referência à realização do “Fórum Mundial da Educação”, ocorrido em Dakar, capital do Senegal, no ano 2000. Naquela ocasião, representantes de aproximadamente 180 países se encontraram para discutir iniciativas para ampliar o acesso à Educação Básica em todo o mundo.

Como resultado do encontro, cerca de 164 países, inclusive o Brasil, assinaram o “Marco de ação de Dakar, Educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”, documento com uma série de medidas para diminuir o analfabetismo e ampliar o acesso à escola para crianças, jovens e adultos dos países signatários.

 

 

Informações para Imprensa 

R&F Comunicação Corporativa

Erick Santos – esantos@rodrigues-freire.com.br

Isabel Rodrigues – irodrigues@rodrigues-freire.com.br

(11) 3628-5080

 

 

Voltar

Comentários(1)

Quer comentar sobre o assunto?

WhatsApp chat