earth essay for kids blog essay peace world julius caesar act i essay questions 1600 words essay

Lançado para destacar projetos inovadores aplicados por professores da Educação Básica de todo o país, o Prêmio Professor Transformador divulgou em janeiro a lista dos 350 projetos semifinalistas, escolhidos entre os mais de 1200 inscritos nesta primeira edição do Prêmio.

A relação completa dos 350 projetos escolhidos pode ser consultada no link https://base2edu.com/conheca-os-350-projetos-selecionados/.  Em breve estes projetos estarão disponíveis  para consulta através de uma plataforma digital.

Os temas dos projetos selecionados abordam demandas complexas da vida cotidiana e refletem as competências gerais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que podem ser entendidas como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver estas questões.

A BNCC possui 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica e deveriam estar refletidas no projeto inscrito no Prêmio, conforme estabelece o regulamento. Segundo o cofundador da Base2edu, Wellington Cruz, este foi um critério decisório para a seleção dos 350 semifinalistas. Desta forma, os trabalhos selecionados focaram, de alguma forma,  o desenvolvimento de uma ou mais das seguintes competências: Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo,  Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação e Responsabilidade e cidadania.

A seguir, alguns comentários do time de avaliadores, mestres e doutores em pedagogia que aferiram os trabalhos:

“Além de apresentar grande relevância temática, propuseram (os projetos) mecanismos de aplicação que transcenderam metodologias tradicionais de ensino (…) evidenciamos que grande parte de seus autores transbordaram entusiasmo e determinismo diante do desafio que se propuseram orientar. Esta questão nos oportuniza inferir que a educação, sem sombra de dúvidas, conta com profissionais de grande valor humano e profissional.”

“Minha percepção é de que há projetos incríveis e que os professores estão se empenhando para trazer metodologias ativas e proporcionar aos alunos aquisição do conhecimento de forma mais dinâmica e significativa. Eu adorei os projetos. Fiquei muito feliz em avaliar projetos tão criativos, bem planejados e executados. Os temas relacionados a habilidades socioemocionais, sustentabilidade, alfabetização e leitura, foram estiveram bastante presentes e foram devidamente contemplados. De maneira geral, os projetos têm potencial para transformar a educação e a sociedade e me deixou imensamente feliz ver tantos professores comprometidos em promover essa transformação” comentou outro avaliador.

Outro docente expôs que obteve enorme prazer de avaliar projetos inovadores, diversificados e transformadores, ressaltando a importância: “Com eles, de fato, percebo a importância de se trabalhar a questão do projeto em sala de aula na perspectiva de mudança. Foi muito bom para nós educadores entrarmos nesse universo transformador.”

 “Eu li trabalhos maravilhosos sobre temas como sustentabilidade, incentivo à literatura, consumo consciente, inclusão e ensino de línguas estrangeiras, entre outros.” Comenta outro participante do time, que acrescenta: “Foi incrível e me causou enorme felicidade comprovar o grande número de professores e educadores comprometidos com a transformação social e formação de cidadãos engajados em viver em um país melhor. Foi um prazer e uma honra conhecer um pouquinho de seus trabalhos!”

Todos os professores inscritos receberam um feedback pedagógico individual e os semifinalistas, receberão certificado e um selo digital de Professor Transformador 2020.

Em março será divulgado a lista dos 12 finalistas do Prêmio Professor Transformador – Primeira Edição. A cerimônia de premiação ocorrerá durante a Bett Educar 2020, considerada o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que acontece de 12 a 15 de maio, em São Paulo (SP).

 

Voltar

Posts Relacionados

Comentários(4)

Quer comentar sobre o assunto?

WhatsApp chat