O tradicional jogo de tabuleiro é pauta do Webinário que acontecerá no dia 25 de março, às 18h. Entre as questões a serem debatidas estão as melhores estratégias para incluir o jogo de xadrez no cotidiano do estudante, e extrair dessa experiência resultados promissores para o ensino-aprendizado; e como o jogo contribui para o interesse e consequente desenvolvimento dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, como a matemática, as linguagens, ciências humanas. O evento contará com a presença de Rafael Leitão, Mestre Internacional de xadrez, e de Francisco Tupy, Doutor e Mestre em Aplicação de Videogames na Educação e Comunicação pela ECA-USP.

 

Rafael Leitão começou a jogar xadrez aos 6 anos de idade, incentivado pelo pai. Se tornou mestre internacional aos 15 anos, e grande mestre aos 18. É hoje o único brasileiro campeão mundial de xadrez. Ao longo de uma carreira de mais de 30 anos, enfrentou alguns dos melhores enxadristas do mundo e estudou com grandes treinadores. A Academia Rafael Leitão fornece acesso a artigos, cursos online, treinamentos e novidades sobre o universo do xadrez, além de ebooks sobre técnicas de treinamento. O intuito da instituição é o de transmitir o legado do Grande Mestre a enxadristas de todos os níveis, contribuindo para as novas gerações que veem no aprendizado do jogo um passatempo divertido, ou uma carreira.

 

Francisco Tupy aborda temas como Letramento Digital, Fundamentos dos Jogos, Game Design / Gamificação e Criatividade, e já cursou ensino e aprendizagem pela Krishnamurti Foundation of America/UCSB (Califórnia, EUA). Também é responsável pedagógico pelo projeto #HistoryBlocks da UNESCO (utilizando o Minecraft e presente em mais de 100 países), e foi indicado à medalha Darcy Ribeiro em 2018. Em sua dissertação de mestrado, se debruça sobre o game Super Street Fighter IV, a fim de explorar a forma como o jogo, não só entretém, como participa ativamente da construção de conhecimento. Para o pesquisador, a natureza interessante dos jogos é possível despertar a curiosidade dos alunos e direcioná-los para novos aprendizados.

 

Participe do Webinário “XADREZ NA ESCOLA: O uso de GAMES como instrumento pedagógico”, fazendo sua inscrição clicando aqui e garanta seu certificado de participação, além do acesso exclusivo ao e-book sobre o tema (para os que assistirem o evento ao vivo!)

 

Voltar

Quer comentar sobre o assunto?

WhatsApp chat