Rafael Leitão, bicampeão mundial de xadrez, e Francisco Tupy, doutor em aplicação de videogames na Educação, discutirão sobre a inserção do xadrez e de outros games na escola, como formas de engajar alunos e famílias. Todos os que assistirem o evento on-line terão acessos a certificado de participação e e-book exclusivo sobre o tema.

Muito se discute a respeito dos jogos como recurso de aprendizagem. Para alguns os jogos digitais têm efeitos negativos para a educação de crianças e adolescentes, para outros é um ótimo caminho para o aprendizado. Para você, a tecnologia tem efeitos positivos ou negativos para a educação de crianças e adolescentes? e afinal, quais os benefícios para escola e para o currículo?
Hoje existe uma série de estudos sobre os benefícios dos games, e um dos destaques vai para o uso do xadrez na educação. Seja no tradicional tabuleiro ou em um aplicativo de celular, o xadrez é um jogo divertido e instigante que também pode ser adotado por professores em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades essenciais aos alunos, previstas na BNCC.
Pensando nisso, o Instituto Significare, instituição que promove e estimula práticas de educação transformadoras, em parceria com o Porvir, principal site brasileiro sobre inovações educacionais, promovem o Webinário “XADREZ NA ESCOLA: o uso de GAMES como instrumento pedagógico”, evento totalmente gratuito que acontece no dia 25 de março (quinta-feira), a partir das 18h.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link http://bit.ly/xadreznasaladeaula
Em pauta, está a discussão sobre o poder dos games para engajar e desenvolver habilidades fundamentais do século XXI. Por conta disso, as melhores escolas do mundo, cada vez mais, estão inserindo o xadrez e outros jogos no cotidiano de aprendizagem. Atendendo às dúvidas de muitos gestores e coordenadores, o evento discutirá as melhores estratégias para as escolas inserirem os jogos no dia a dia de estudantes de forma contextualizada, com clara intencionalidade pedagógica.
Participam do evento o bicampeão mundial de xadrez Rafael Leitão, o professor Francisco Tupy, responsável pedagógico pelo projeto #HistoryBlocks da UNESCO (utilizando o Minecraft e presente em mais de 100 países), Patrícia Probst Amaral, sócia-fundadora da Pro4Edu, Wellington Cruz, Presidente do Instituto Significare, e Regiany Silva, diretora de projetos do Porvir que trilhou carreira de enxadrista profissional durante a vida escolar.

Confira a programação do Evento:
18:00 – 18:15h – Abertura
18:15 – 18:30h – Palestra – Rafael Leitão (Xadrez na escola e na vida)
18:30 – 18:45h – Palestra – Francisco Tupy (Games na educação: importância e possibilidades)
18:45 – 19:20h – Debate – Conversa aberta sobre xadrez e jogos na educação
19:20 – 19:30h – Encerramento

O Webinário é direcionado especialmente para gestores e coordenadores de escolas que buscam melhorar o entendimento sobre games e plataformas digitais, também ajudando professores a tornarem suas aulas mais atrativas e divertidas. Além disso, na ocasião também será lançado o e-book “Xadrez na Escola”, publicação que resgata a história do xadrez, apresenta suas regras e mostra como ele chega até a sala de aula.
Os que assistirem o evento on-line terão acessos a certificado de participação e e-book exclusivo.
Participe! Inscreva-se agora mesmo no link: http://bit.ly/xadreznasaladeaula

Voltar

Quer comentar sobre o assunto?

WhatsApp chat